Motivos de sobra para se convencer de que o peixe é a carne mais saudável para se consumir

Ele está disponível em diversas espécies, cores e sabores. O que geralmente se ouve falar é que a carne de peixe é uma das mais saudáveis existentes, e que promove incontestáveis ganhos à saúde. Mas quais serão as razões pelas quais o peixe se destaca tanto no meio nutricional? Confira já!

Lista de nutrientes

O peixe oferece uma proteína que, além de possuir altíssimo valor biológico, é digerida facilmente, ao contrário de outras carnes, que exigem muito mais do sistema digestivo e, às vezes, acabam causando desconfortos estomacais. “O peixe é fonte de aminoácidos essenciais, Vitaminas A, E e D, e diversos minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, selênio, zinco, manganês e cobalto”, informa a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Gordura do bem

Quando se ouve falar em peixe, um dos primeiros benefícios lembrados é a quantidade de ômega 3 em sua composição. “Os peixes ou óleos de peixes representam as principais fontes de ômega 3 de cadeia longa (EPA e DHA), de importância para quem busca a saúde na prevenção de doenças, como Alzheimer, Parkinson, e reduzem inflamações, auxiliando na saúde cardiovascular”, conta a nutricionista Greice Caroline Baggio. Por isso, na hora de escolher um peixe para comprar, não deve existir preocupação quando ele for “gordo”, como acontece na compra de carnes bovinas e suínas. “Os peixes gordos são altamente saudáveis porque sua gordura poli-insaturada (ômega 3) é benéfica para o coração, tem ação anti-inflamatória no organismo, melhora a função cerebral e articular e facilita a recuperação muscular após o exercício puxado, permitindo a assimilação de nova proteína pelas fibras musculares”, complementa Tamara.

Tabela nutricional

O cação é um dos tipos de peixe com preço acessível, assim como sardinha, tilápia e merluza. Para garantir uma variedade de nutrientes, você pode variar entre as opções durante a semana, já que cada um possui suas próprias características nutricionais. O salmão, por exemplo, é um dos mais ricos em ômega 3, enquanto o lambari é um dos que mais contém cálcio. O ideal é consumir pelo menos um filé de 100g duas vezes por semana. Confira as principais substâncias encontradas no cação:

Tabela

100g de cação cozido contém:

Valor energético 116Kcal

Proteínas 25,6g

Lipídeos 0,7g

Cálcio 10mg

Magnésio 21mg

Fósforo 204mg

Sódio 115mg

Potássio 249mg

Zinco 0,6mg

Gordura monoinsaturada 0,1mg

Gordura poli-insaturada 0,2mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Por dentro da tabela

Cada um dos itens da tabela nutricional traz um benefício diferente para o corpo. Saiba quais são os principais e entenda um pouco mais as suas vantagens.

Proteínas: elas são responsáveis por funções muito importantes no organismo, como a formação de células e tecidos e são indispensáveis para a saúde e a aparência da pele e dos cabelos. Além disso, compõem a massa magra do corpo (músculos). “As proteínas que contêm em boa quantidade todos os aminoácidos essenciais são chamadas de proteínas de alto valor biológico ou completas. Pertencem a este grupo as proteínas do ovo, leite e derivados e das diversas carnes”, conta a nutricionista Lara Natacci.

Gorduras monoinsaturadas: consideradas uma das gorduras boas, é geralmente encontrada em vários alimentos, dentre eles, alguns peixes. “A gordura monoinsaturada reduz os níveis do colesterol ruim (LDL) e pode ser ingerida por meio do azeite de oliva extravirgem, abacate, nozes e sementes, como as de girassol”, explica o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni.

Gorduras poli-insaturadas: quando ingeridas moderadamente, também trazem benefícios ao organismo. “As gorduras poli-insaturadas, conhecidas também como essenciais, têm importante papel na redução do colesterol ruim (LDL). Podem ser encontradas nos peixes de águas profundas, em óleos vegetais e seus derivados”, completa Daniel.

Cálcio: ele é o mineral responsável por manter os ossos e dentes saudáveis e proteger os músculos, dentre outras funções. Seu consumo é essencial para o corpo humano e ele pode ser encontrado em peixes como sardinha e salmão, além do leite e seus derivados (queijos e iogurtes), e sementes como a linhaça.

Fonte: Cozina Prática Emagreça com Saúde 2 – Vol. 6 – Págs. 12 e 13

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Ingresse seu nome