4 vantagens de se cultivar jardim ou horta

Você já deve ter assistido a programas de televisão ou documentários nos quais as famílias comem os alimentos que plantam. Arranjam qualquer lugarzinho em casa ou no apartamento para plantar algumas coisas. Cultivar um jardim ou horta não é um bicho de sete cabeças que muita gente acredita ser. Além de fazer bem ao corpo também traz benefícios à mente.

Por que plantar uma horta? Porque há muitos benefícios nisso. Um dos principais é o fato de melhorar a alimentação. A alface, por exemplo, pode ser facilmente cultivada em casa e é uma das hortaliças comercializadas com maior teor de agrotóxicos. Já pensou preparar um almoço ou jantar com algo plantado dentro de casa? Retirado diretamente da terra para a mesa? Além desses benefícios, existem outros que veremos agora. Confira!

1. Economiza

Os preços dos alimentos subiram muito desde que começou a quarentena, por que não aproveitar para economizar? Plantando alguns alimentos em casa você já consegue guardar um dinheiro a mais. Não olhe uma única compra, pois isso vai parecer pouco. Pense no longo prazo.

Por exemplo, se você plantar alface, alecrim, cebolinha e outros, digamos que economize R$20,00 pelo menos por compra. No ano, isso vai dar R$240,00.

2. Torna-se uma terapia

Muitas pessoas que plantam hortas ou jardins em casa afirmam que trata se de uma terapia mexer com a terra, regar as plantas e cuidar delas. A natureza por si só já melhora o nosso emocional e o contato diário com ela, de forma direta como é o caso, só amplia as vantagens que essa tarefa tem a oferecer.

3. Envolve toda a família

Uma das melhores vantagens de cultivar um jardim ou horta em casa é que qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer parte. Assim, se você tem em casa crianças e idosos, pode envolvê-los na tarefa. Inclusive, pode aproveitar isso para delegar tarefas mais simples para as crianças já criando um senso de responsabilidade.

Por exemplo, regar as plantas todos os dias em determinados horários. É uma tarefa simples, fácil de fazer e que elas podem até pedir ajuda dos avós ou outros responsáveis que passam o dia em casa.

4. Pode ser feito em locais pequenos

Muita gente acredita que hortas só podem ser cultivadas em casas ou locais maiores com um quintal ou ampla área verde. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Uma horta pode ser feita em qualquer lugar, inclusive em apartamentos.

Você pode comprar canteiros pequenos, terra e sementes e começar a cultivar seus alimentos. É importante que tenha, pelo menos, um local arejado e com sol como a área de serviço, por exemplo.

Antes de iniciar essa sua nova rotina, é bom pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

Por exemplo, para o plantio de cebolinha. Quais cuidados se precisa ter com a planta? É necessário argila ou algum tipo de manta especial para os vasos?

Lembre-se também de adicionar terra ao redor dos vasos que ficam em pratos por causa do mosquito da dengue.

Viu como é fácil e relaxante ter uma alimentação saudável com produtos cultivados em casa?

Você já conhece o fermento probiótico TopFlora?

A solução perfeita para pessoas com intolerância à lactose ou que desejam diminuir o consumo de derivados do leite, mas que ainda assim querem aproveitar os benefícios trazidos pelo consumo de alimentos probióticos. O TopFlora pode ser adicionado à água, sucos, salada de frutas ou qualquer outro alimento frio.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos as diversas vantagens de cultivar um jardim ou horta!