A importância do óleo de cártamo no controle de peso

O óleo de cártamo é uma fonte rica em ácidos graxos insaturados. Tem um sabor neutro que combina bem com muitos pratos. Além disso, a forma monoinsaturada pode ser aquecida a temperaturas mais altas do que muitos outros óleos de cozinha.

Quando usado com moderação, o óleo de cártamo é uma adição saudável a uma dieta bem balanceada. Embora a pesquisa ainda esteja em seus estágios iniciais, o óleo de cártamo mostra um grande potencial quando se trata de benefícios para a saúde. Tal fato ocorre pois seu corpo precisa de gordura para funcionar corretamente, mas algumas fontes de gordura na dieta são mais saudáveis ​​do que outras.

Benefícios do óleo de cártamo

O óleo de cártamo é uma fonte rica em ácidos graxos mono e poliinsaturados, que a American Heart Association (AHA) chama de “gorduras boas”. Em contraste, contém relativamente pouca gordura saturada, que a AHA chama de “gordura ruim”.

Um estudo publicado na Clinical Nutrition sugere que doses diárias de óleo de cártamo podem ajudar a melhorar o açúcar no sangue, o colesterol no sangue e os níveis de inflamação em pessoas com diabetes tipo 2. A AHA também sugere que os ácidos graxos insaturados podem ajudar a reduzir o colesterol ruim no sangue.

Saiba qual a melhor maneira de usar o óleo de cártamo

Experimente usar óleo de cártamo na cozinha, em vez de manteiga ou outros óleos parcialmente hidrogenados. O óleo de cártamo monoinsaturado é ideal para cozinhar em altas temperaturas, enquanto o óleo de cártamo poli-insaturado é mais adequado para preparações cruas ou cozinhar em fogo baixo.

O óleo de cártamo até tem alguns usos cosméticos. Por exemplo, algumas pessoas o usam como um hidratante para pele seca ou um óleo veicular para aromas de aromaterapia. É tão saudável quanto azeite de oliva e óleo de canola. Mas tem menos sabor do que essas alternativas e geralmente é mais barato. O óleo de cártamo tem muitos benefícios. Mas, como todos os óleos, é rico em calorias e pobre em vitaminas e minerais. Aprecie-o com moderação como parte de uma dieta bem balanceada – e limite os alimentos fritos e assados ​​com alto teor de gordura às guloseimas ocasionais.

Perca peso e mantenha sua massa muscular com o óleo de cártamo

O óleo de cártamo também pode ter propriedades anti-inflamatórias.

De acordo com um estudo da Clinical Nutrition , o óleo de cártamo e os ácidos graxos insaturados no óleo de cártamo melhoraram os marcadores de inflamação. Isso pode ajudar em várias condições, incluindo diabetes e doenças cardíacas. As gorduras insaturadas do óleo de cártamo podem diluir o sangue e tornar as plaquetas menos pegajosas. Isso pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos que podem levar a ataques cardíacos e derrames . O óleo de cártamo também pode afetar os vasos sanguíneos, relaxando-os e reduzindo a pressão arterial

Em um ensaio clínico, a suplementação de óleo de cártamo por 8 semanas reduziu o índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura e a gordura corporal , aumentando a massa muscular em 75 mulheres. O óleo de cártamo (8g / dia) diminuiu a gordura da cintura e aumentou a massa muscular em 35 mulheres obesas na pós-menopausa com diabetes tipo 2 ao longo de 16 semanas. No entanto, não reduziu sua gordura total ou índice de massa corporal (IMC).

Uma dieta rica em óleo de cártamo evitou melhor o ganho de gordura em ratos do que sebo bovino ou manteiga. Também limitou o ganho de peso e manteve a massa muscular, mas reduziu a saúde do fígado.

O cártamo é uma espécie de planta encontrada no Oriente, sendo também conhecida como açafrão-agreste. O Óleo de Cártamo da TopTherm apresenta as propriedades desse antioxidante natural, fazendo com que tudo o que não for bom para o organismo seja eliminado. Rico em Vitamina E, esse suplemento auxilia no equilíbrio do metabolismo. O Óleo de Cártamo também está relacionado com o controle da obesidade.