amamentação para os bebês

A amamentação oferece vantagens para as crianças que não podem ser alimentadas de nenhuma outra forma. Os benefícios da amamentação começam desde os primeiros momentos após o parto e perduram por muitos anos após seu término.

É um alimento completo para o bebê e contém todos os nutrientes necessários para os primeiros 6 meses em proporções equilibradas e quantidades suficientes. Além disso, ela promove o crescimento e o desenvolvimento adequados, evitando o atraso no crescimento.

Benefícios práticos da amamentação

Veja, a seguir, os principais benefícios da amamentação para os bebês:

Salva vidas

Atualmente, ocorrem 9 milhões de mortes infantis por ano. A amamentação salva cerca de 6 milhões de mortes adicionais apenas por doenças infecciosas.

Fornece nutrição perfeita

O leite materno é um alimento perfeito que não pode ser substituído. Ele é feito sob medida para o seu bebê. Na verdade, ele corresponde a 50% do material genético do seu bebê. Além disso, ele fornece o equilíbrio certo de nutrientes. É a forma mais natural e nutritiva de estimular o desenvolvimento do seu bebê.

Leite materno no segundo ano de vida

Com menos sal e menos proteínas, o leite materno é mais fácil para os rins do bebê. Ele diminui a falta de vitamina E e a anemia por deficiência de ferro.

O leite materno é um fluido dinâmico que muda de composição ao longo do dia e ao longo da lactação. Fornece ao bebê os nutrientes específicos que são necessários em cada idade e em cada situação. A composição variável do leite materno acompanha o crescimento individual do bebê e as mudanças nas necessidades nutricionais.

O sabor dele é diferente de uma alimentação para outra. Mudanças sutis no seu sabor preparam os bebês para aceitar uma variedade de alimentos sólidos.

Sem necessidade de água

Todos os tipos de imunoglobulinas são encontrados no leite materno. A concentração mais alta é encontrada no colostro, o pré-leite que só está disponível na mama nos primeiros três a cinco dias de vida do bebê.

Contém anticorpos que protegem o bebê de infecções

Ajuda o bebê a passar as fezes escuras e alcatroadas que ele tem nos primeiros dois dias. Amamente seu bebê com frequência nos primeiros dias para que ele obtenha bastante colostro. Isso também ajudará a aumentar o seu suprimento de leite materno.

Quando seu bebê tiver de 2 a 5 dias de idade, seu leite ficará mais ralo e com uma cor branco-azulada, como o leite desnatado. Seus seios também ficarão mais cheios. Parabéns, seu leite chegou! Quando isso acontecer, é muito importante amamentar seu bebê com frequência para evitar que seus seios fiquem muito cheios ou ingurgitados.

Protege contra infecções

O leite humano é chamado de leite específico para o ambiente – a mãe o fornece ao bebê para proteção específica contra os organismos aos quais o bebê tem maior probabilidade de ser exposto.

Ele ajuda seu filho a combater germes e reduz o risco de desenvolver infecções. Pesquisas mostram que bebês amamentados têm episódios mais curtos e em menor quantidade de doenças.

Doença e morte são menores em crianças que são amamentadas até os 2 ou 3 anos de idade e bebês amamentados choram menos e têm menos problemas digestivos, como cólicas.

Propriedades anti-infecciosas

Apenas o leite materno está vivo com muitos tipos diferentes de fatores de combate a doenças que ajudam a prevenir infecções leves e graves. Bebês que são amamentados total ou quase totalmente, ou amamentados com leite materno, têm significativamente menos infecções gastrointestinais, respiratórias, de ouvido e urinárias.

Os anticorpos do leite materno protegem diretamente contra infecções. Outros fatores anti-infecciosos criam um ambiente favorável às bactérias boas, conhecidas como flora normal, e hostil às bactérias, vírus ou parasitas nocivos.