Ômega 3

Neste texto, você irá conhecer os benefícios que o ômega-3 oferece para a saúde e bem-estar.

O ômega 3 é um nutriente incrível quando se trata de apoiar sua saúde e bem-estar geral, ajudando a manter várias funções corporais cruciais, desde os olhos até a pele, os músculos e as articulações.

É por isso que hoje daremos ao ômega 3 a atenção que ele merece, detalhando alguns de seus benefícios mais importantes e como você pode aproveitar ao máximo esse nutriente vital.

Conheça os benefícios do ômega 3

1 – Ômega 3 para a saúde dos olhos

Quando você pensa em ácidos graxos ômega 3, é provável que sua mente se volte imediatamente para a função cerebral, a saúde do coração ou possivelmente seus músculos e articulações.

Embora seja certamente verdade que o ômega 3 pode ser muito benéfico para tudo isso, achamos que também vale a pena destacar o papel vital que o ômega 3 desempenha no apoio à saúde ocular.

Você sabia, por exemplo, que o DHA (ácido docosahexaenóico), um tipo de ácido graxo ômega 3, é um componente estrutural essencial da retina, a parte do olho necessária para o reconhecimento visual?

Portanto, se você não está recebendo a ingestão certa de ômega 3 em sua dieta, isso pode afetar sua visão.

2 – Ômega 3 para inflamação

A inflamação constitui uma parte importante da sua resposta imune, no entanto, também está na raiz de muitos problemas de saúde, desde certos tipos de doenças cardiovasculares até fibromialgia e artrite.

Principalmente, a inflamação de curto prazo pode apoiar seu sistema imunológico, protegendo-o contra infecções virais que tentam penetrar em seu corpo, até mesmo ajudando os tecidos danificados a se curarem.

3 – Ômega 3 para saúde muscular e articular

As propriedades anti-inflamatórias do ômega 3 podem fazer maravilhas quando se trata de seus músculos e articulações, ajudando a manter sua mobilidade, principalmente à medida que envelhece.

Isso ocorre porque, à medida que envelhecemos, nossa produção de cartilagem, os tecidos conjuntivos que ajudam a amortecer as articulações, diminui, deixando-o mais vulnerável a dores e inflamações nas articulações.

4 – Ômega 3 para uma função cerebral saudável

Indiscutivelmente, uma das principais reivindicações do ômega 3 à fama é sua capacidade de melhorar a função cerebral. Para começar, você sabia que seu cérebro é principalmente gordo? Na verdade, é cerca de 60% de gordura, tornando-o o órgão mais gordo do seu corpo!

É claro que esse não é o tipo de gordura que você obtém ao comer muitos pacotes de batatas fritas – em vez disso, seu cérebro e membranas celulares são feitos de gorduras saudáveis, às vezes conhecidas como gorduras essenciais.

Os ácidos graxos ômega 3 são, de fato, considerados um importante bloco de construção do seu cérebro, por isso não é de surpreender que esse nutriente seja tão frequentemente associado à função cerebral. Como um anti-inflamatório natural, pode ajudar a reduzir a inflamação no cérebro, que pode interromper os sinais cerebrais cruciais, mas a pesquisa também indicou que o ômega 3 pode ser útil para tratar a perda de memória leve.