O consumo de cranberry, juntamente com outras frutas e vegetais, pode ajudar a melhorar a saúde do coração, inclusive melhorando os níveis de colesterol.
Ainda, o suco de cranberry é a forma de cranberry mais estudada, embora também haja dados sobre o consumo de suplementos de extrato de cranberry para reduzir os níveis de colesterol. Ou seja, proporciona uma vida com maior qualidade e mais longevidade!
O que você deve saber sobre Cranberries
Cranberries, também conhecidos pelo nome científico Vaccinium macrocarpon, são uma fruta que pode ser usada de várias maneiras, seja em pratos salgados ou doces.
Cranberries são principalmente nativos da parte nordeste do Canadá e dos Estados Unidos. Inicialmente usado para corantes de alimentos e tecidos, os cranberries já foram usados para tratar feridas infectadas.
Os efeitos na saúde dos cranberries foram estudados para várias condições, incluindo seus efeitos na saúde do coração, prevenção de cáries dentárias, infecções do trato urinário e úlceras estomacais.
Cranberries podem realmente reduzir o colesterol?
Os benefícios saudáveis para o coração dos cranberries podem ter algo a ver com os fitoquímicos que eles contêm. Cranberries contêm polifenóis, que são conhecidos por reduzir a inflamação do organismo.
Esses produtos químicos também demonstraram melhorar os níveis de colesterol, e os cranberries também podem melhorar os níveis de glicose (açúcar).
Para quem não sabe, níveis de colesterol insalubres, inflamação e diabetes são todos conhecidos por contribuir para doenças cardíacas.
Suco de cranberry e colesterol
Em um estudo, os participantes consumiram 400 mililitros (mL) de suco de cranberry diariamente por oito semanas. Isto é cerca de 2 xícaras de suco de cranberry diariamente.
Com isso, os pesquisadores concluíram que o consumo de suco de cranberry dos participantes aumentou seus níveis de colesterol “bom” de lipoproteína de alta densidade (HDL).
Controle de glicose
Outro estudo descobriu que os participantes com diabetes tipo 2 obtiveram um melhor controle da glicose após consumir uma combinação de suco de cranberry diário (240 mL), juntamente com extrato de mirtilo, por 12 semanas.
A suplementação de Cranberries
Uma grande revisão dos estudos descobriu que a suplementação de Cranberries em forma de suco pode ajudar a melhorar a pressão arterial, índice de massa corporal, e a lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecida como “mau colesterol”.
Você deve incorporar cranberries em sua dieta para reduzir o colesterol?
Cranberries são um alimento saudável e com baixo teor de gordura que pode melhorar qualquer dieta para baixar o colesterol . Depois de verificar com seu médico, desfrute de cranberries de qualquer maneira que lhe agrade.
Porém, cuidado com os altos níveis de açúcar no suco de cranberry, pois isso pode aumentar seus níveis de glicose e causar ganho de peso. Certifique-se de que o suco de cranberry selecionado é puro, sem adição de açúcares.
Riscos associados aos Cranberries
Beber grandes quantidades de suco de cranberry pode causar dores de estômago e, com o tempo, pode aumentar o risco de pedras nos rins. Se você estiver tomando varfarina, um anticoagulante, os níveis podem ser afetados por grandes doses de cranberry, então você deve discutir isso com seu médico.
Lembre-se: apesar do cranberry ser excelente para diminuir os níveis de colesterol ruim e aumentar sua longevidade, é importante que o consumo seja consciente. Por esse motivo, a melhor opção é conversar com um médico de confiança sobre a quantidade de cranberry que você pode suplementar ou consumir na forma de suco diariamente.