Os probióticos estão ganhando atenção devido a pesquisas emergentes sobre seus benefícios à saúde, bem como ao interesse geral em alimentos funcionais que fornecem propriedades que melhoram a saúde além de seus nutrientes. À medida que as pessoas se tornam mais conscientes de como a dieta afeta a saúde e o risco de doenças e procuram alimentos para atender às suas necessidades específicas, é provável que mais alimentos ricos em probióticos apareçam nas prateleiras das lojas e mercados.

O que são probióticos?

Os probióticos são microorganismos vivos que trazem benefícios à saúde quando consumidos. Trilhões desses microrganismos vivem no estômago e nos intestinos e compõem a microbiota intestinal, considerada a chave para a saúde. As bactérias “boas” nos intestinos têm uma relação simbiótica com o corpo, obtendo energia dos alimentos que as pessoas comem e proporcionando benefícios à saúde de todo o corpo.

Nem todos os probióticos são iguais e cada pessoa tem uma microbiota intestinal única que responde aos probióticos de maneira diferente. Comer uma variedade de alimentos lácteos ricos em probióticos pode melhorar as boas bactérias no intestino, melhorar a saúde e reduzir o risco de doenças, além de fornecer importantes vitaminas, minerais e proteínas.

Onde os probióticos podem ser encontrados?

Os probióticos vêm de suplementos ou alimentos. Os suplementos podem conter níveis mais altos de probióticos, mas as fontes alimentares fornecem benefícios nutricionais além dos probióticos. As bactérias probióticas têm sido associadas a produtos lácteos há muito tempo porque algumas das mesmas bactérias que são usadas em produtos lácteos fermentados (iogurte, queijo, kefir e creme de leite) também compõem a microbiota intestinal.

Probióticos e Saúde Gastrointestinal

Os probióticos demonstraram ter um impacto positivo em uma variedade de distúrbios gastrointestinais. Eles são usados ​​rotineiramente no ambiente de saúde para reduzir a diarréia associada ao uso de antibióticos em adultos e crianças. Certos probióticos podem ajudar a controlar os sintomas da síndrome do intestino irritável e também podem inibir o crescimento de Helicobacter pylori, bactérias que colonizam o estômago e podem causar úlceras e câncer de estômago.

Probióticos e imunidade

Um sistema imunológico saudável é importante para todos, e os probióticos podem desempenhar um papel na melhoria de sua função. Um estudo de adultos que consumiram uma bebida de iogurte com várias cepas bacterianas mostrou que o consumo de probióticos reduziu significativamente a incidência de infecções respiratórias superiores e sintomas semelhantes aos da gripe. Em crianças pré-escolares, uma dieta que incluía o consumo diário de probióticos levou à redução dos sintomas de gripes e resfriados e à diminuição dos dias de escola perdidos devido a doenças.

Probióticos e Saúde Mental

O impacto do consumo de probióticos na saúde mental é uma das áreas mais recentes da pesquisa probiótica. Os pesquisadores acreditam que a ligação entre o intestino e o cérebro, conhecida como “eixo intestino-cérebro”, afeta a saúde física e mental. Os probióticos estão sendo estudados por sua capacidade de reduzir a ansiedade, aliviar o estresse e melhorar a perspectiva mental.