Os benefícios da música e da dança

O corpo não nasceu para ficar parado. Aliás, ele precisa de movimento ou adoece. É por isso que sedentarismo vem ceifando a vida de muitas pessoas no mundo todo e a dança é uma ótima maneira de driblar isso. E claro, junto com a dança vem a música, outra coisa que faz muito bem para mente e corpo.

Mas o quanto é esse “bem”? De que forma a música e a dança conseguem oferecer benefícios para a saúde física e mental? É exatamente sobre isso que vamos falar agora, confira!

A música não é apenas entretenimento — o que por si só já é bom demais — ela também consegue oferecer benefícios como alívio das dores, ajuda a melhorar a memória e, até mesmo, consegue estimular a atividade física.

Sobre este último é fácil identificar. Como você se sente mais disposto na hora de fazer exercícios: com ou sem música? Já experimentou correr ouvindo apenas o som da sua respiração e do mundo externo? Às vezes é bom, mas pode se tornar um pouco monótono.

A música é um tipo de remédio natural. Inclusive, existe um tipo de terapia conhecida como Musicoterapia.

É um tipo de tratamento feito por um profissional especializado: o musicoterapeuta. A música consegue ativar diversas partes do cérebro sendo uma delas o hipotálamo. Essa região controla diversas funções do corpo como temperatura, estado de ânimo e vontade de comer.

A música, também, ativa o funcionamento do hipocampo, uma região relacionada à memória e a outras funções cognitivas.

E quais os benefícios da dança?

A dança é ainda mais completa porque, além de movimentar o corpo, a gente ainda ouve música. Então temos os benefícios da dança mais os da música.

Aliás, ela é uma ótima alternativa para quem não gosta muito dos exercícios físicos mais tradicionais como musculação, corrida e outros. É uma forma de movimentar o corpo, ajudar no fortalecimento muscular e no equilíbrio.

A dança, também, ajuda a melhorar a postura, especialmente algumas modalidades como o ballet. Além disso, melhora o humor já que a dança libera endorfinas: substâncias relacionadas à sensação de bem-estar.

Outro benefício da dança está relacionado à autoestima. Movimentar o corpo é senti-lo, é perceber a grande quantidade de coisas que ele pode fazer por você. Tudo na dança ajuda para que você se sinta melhor com o seu próprio eu.

Também é ótima para ajudar no tratamento da depressão. Como a dança libera endorfinas e essas substâncias melhoram a sensação de bem-estar, a dança se torna uma excelente coadjuvante para combater a doença.

Quer mais um benefício: a dança melhora a socialização, especialmente danças como as de salão em que precisamos de um parceiro. Você passa a ter colegas, pessoas que fazem as aulas no mesmo horário que o seu e, a partir daí, pode nascer uma bela amizade.

Viu como tanto a música quanto a dança podem oferecer benefícios que vão muito além do que a gente poderia imaginar? Faça o teste. Coloque um pouco mais de música e dança no seu dia a dia e veja os resultados.

Sabe o que, também, faz bem para o corpo e a mente?

A suplementação diária de ômega 3, que o nosso corpo não fabrica e que, com a idade, começa a fazer falta. Esse suplemento alimentar melhora a saúde do cérebro e do coração; é um poderoso anti-inflamatório natural, que protege seu organismo contra doenças silenciosas; melhora a memória; e ajuda na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos. Ganhe mais disposição para dançar todos os ritmos com tudo de bom que o Ômega 3 Norwegian TopTherm oferece.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre as vantagens da música e da dança para a saúde de todos!