Os probióticos são feitos de boas bactérias vivas e/ou leveduras que vivem naturalmente em seu corpo. Você constantemente tem bactérias boas e más em seu corpo. Quando você pega uma infecção, há mais bactérias nocivas, desequilibrando o seu sistema. Bactérias boas ajudam a eliminar bactérias ruins extras, devolvendo o equilíbrio. Os suplementos de probióticos são uma forma de adicionar bactérias boas ao seu corpo. Esta boa bactéria ajuda você de várias maneiras, incluindo lutando contra bactérias ruins quando você tem muito dela, ajudando você a se sentir melhor.

Os probióticos são parte de um quadro mais amplo que diz respeito às bactérias e ao seu corpo – seu microbioma. Pense em um microbioma como uma comunidade diversificada de organismos, como uma floresta, que trabalham juntos para manter seu corpo saudável.

Função dos probióticos

A principal função dos probióticos, ou bactérias benéficas, é manter um equilíbrio saudável em seu corpo. Pense nisso como manter seu corpo neutro. Quando você está doente, as bactérias ruins entram em seu corpo e aumentam em número. Isso desequilibra seu corpo. Bactérias boas atuam no combate às bactérias ruins e restauram o equilíbrio dentro de seu corpo, fazendo você se sentir melhor.

As boas bactérias mantêm você saudável, apoiando a função imunológica e controlando a inflamação. Certos tipos de bactérias boas também podem:

  • Ajudar seu corpo a digerir os alimentos;
  • Criar vitaminas;
  • Ajudar a apoiar as células que revestem seu intestino para evitar que bactérias nocivas que você possa ter consumido (por meio de alimentos ou bebidas) entrem em seu sangue;
  • Repartir e absorver medicamentos.

Este ato de equilíbrio está acontecendo naturalmente em seu corpo o tempo todo.

Atualmente, há uma grande quantidade de pesquisas sendo realizada em torno da ideia do que os probióticos podem fazer pelo seu corpo. Embora haja muitos resultados possivelmente positivos, os pesquisadores ainda estão trabalhando para encontrar respostas definitivas sobre como os probióticos podem ajudar em várias condições.

No entanto, existem algumas condições médicas em que os probióticos podem ajudar. Isso pode variar entre as pessoas, o que significa que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Isso também pode variar de acordo com o probiótico que é tomado.

Benefícios do probiótico

Algumas das condições que podem ser curadas com o aumento da quantidade de probióticos em seu corpo (por meio de alimentos ou suplementos) incluem:

  • Diarreia (diarreia causada por antibióticos e por infecção por Clostridioides difficile;
  • Constipação;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Infecções por fungos;
  • Infecções do trato urinário;
  • Doença gengival;
  • Intolerância à lactose;
  • Eczema (dermatite atópica);
  • Infecções respiratórias superiores (infecções de ouvido, resfriado comum , sinusite);
  • Sepse (especificamente em bebês).

Você pode aumentar a quantidade de micróbios bons em seu corpo por meio de alimentos, bebidas e suplementos. Você pode já ter certos alimentos em sua dieta diária que contêm probióticos. Alimentos fermentados em particular (iogurte, por exemplo) é o lar de uma série de bactérias boas que beneficiam seu corpo.

Suplementos probióticos podem ser combinados com um prebiótico. Os prebióticos são carboidratos complexos que alimentam os micro-organismos em seu intestino. Basicamente, os prebióticos são a “fonte de alimento” para as bactérias boas. Eles ajudam a alimentar as bactérias boas e a mantê-las saudáveis. Os prebióticos incluem inulina, pectina e amidos resistentes.

O TopFit Grego é um Fermento Lácteo Probiótico e Multifuncional desenvolvido com lactobacilos vivos superconcentrados. Sua matéria-prima é produzida pela SACCO – a empresa multinacional italiana de maior renome neste segmento –, garantindo a sua altíssima qualidade.

Com o TopFit Grego da TopTherm, você produz a base para diversas receitas de sua reeducação alimentar, como queijos, cream cheese, patês, molhos e cremes. E ainda, com este mesmo produto, você pode fazer o tradicional Iogurte TopTherm e acrescentar muito mais sabor para a sua alimentação.