Dicas para proteger o cérebro da depressão

A depressão pode ser severa e alterar a vida, afetando a qualidade de vida e a felicidade de quem vive com ela. Também é uma condição comum. Em alguns casos, é possível prevenir a depressão, mesmo que você já tenha um episódio anterior.

Existem muitas mudanças no estilo de vida e técnicas de gerenciamento de estresse que você pode usar para prevenir ou evitar a depressão. Existem certos gatilhos que podem nos causar episódios depressivos. Embora os gatilhos possam ser diferentes para cada pessoa, essas são algumas das melhores técnicas que você pode usar para prevenir ou evitar a recaída da depressão.

Dicas para evitar a depressão

1- Exercite-se regularmente

Praticar exercícios regularmente é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde mental. Dentre os principais benefícios dos exercícios, estão:

  • Aumenta a temperatura do corpo, o que pode ter um efeito calmante sobre o sistema nervoso;

  • Libera substâncias químicas, como endorfinas, que podem melhorar o humor;

  • Reduz os produtos químicos do sistema imunológico que podem piorar a depressão.

2- Reduza o tempo de mídia social

Pesquisas mostraram que o aumento do uso das redes sociais pode causar ou contribuir para a depressão e a baixa autoestima. A mídia social pode ser viciante e é uma necessidade para ficar conectado com a família, amigos e até mesmo colegas de trabalho. É assim que planejamos e convidamos uns aos outros para eventos e compartilhamos grandes novidades. No entanto, limitar o tempo nas redes sociais pode ajudar a prevenir a depressão. Você pode fazer isso:

  • Excluindo todos os aplicativos sociais de seu telefone, usando extensões de bloqueio de site que só permitem o uso de determinados sites por um determinado período de tempo;

  • Acessando as redes sociais com um propósito e evitando fazer login várias vezes ao dia apenas para procrastinar.

3- Fique longe de pessoas tóxicas

Todos nós conhecemos aquela pessoa que apenas nos faz sentir mal sobre nós mesmos. Independentemente da situação, pessoas tóxicas devem ser evitadas a todo custo. Elas podem diminuir nossa autoestima.

Um estudo de 2012 descobriu que as interações sociais negativas estavam ligadas a níveis mais elevados de duas proteínas conhecidas como citocinas. Essas duas proteínas estão associadas tanto à inflamação quanto à depressão.

4- Faça suplementação de Ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 são encontrados principalmente no óleo de peixe e em algumas algas marinhas. Como a depressão parece menos comum em países onde as pessoas comem grandes quantidades de peixe, os cientistas investigaram se os óleos de peixe podem prevenir e/ou tratar a depressão e outros transtornos de humor.

Depois de inúmeras análises e coleta de resultados, acredita-se que dois ácidos graxos ômega 3 – ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) – tenham o maior potencial para beneficiar pessoas com transtornos de humor.

No entanto, para que a suplementação seja válida, é muito importante que o ômega 3 seja puro e de uma marca de qualidade comprovada, como o da TopTherm. Para conhecer mais detalhes sobre este produto, continue a leitura.

Ômega 3 Norwegian TopTherm

O Ômega 3 é composto por ácido graxo poli-insaturado, uma substância essencial que precisa ser suplementada através de alimentação e vitaminas por ser algo que nosso organismo não produz. Ele apresenta diversos benefícios para a saúde do cérebro e do coração, além de ser um excelente anti-inflamatório e por proteger o organismo contra doenças crônico-degenerativas.

Alguns outros benefícios do Ômega 3 Norwegian TopTherm:

  • Efeito anti-inflamatório;
  • Melhora a saúde do cérebro e do coração;
  • Melhora significativa do colesterol bom (HDL);
  • Auxilia na proteção de doenças crônico-degenerativas;
  • Auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos;
  • Altos índices de DHA (ácido docosaexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenoico);