Você tinha uma rotina agitada, fazia as refeições quase todas na rua por conta do tempo e da praticidade, terceirizando sua relação com a cozinha. E agora está cumprindo o necessário isolamento social e além de todos os novos desafios dessa situação, está tendo que encarar o fogão todos os dias. Para quem não está habituado a preparar suas refeições, a quarentena trouxe um contratempo a mais, não é? Porém, a situação também pode ser vista como uma oportunidade de mudança, e para melhor: cozinhar é uma atividade que tem múltiplas vantagens e pode, sim, ser muito prazerosa.

De acordo com o Instituto Akatu, organização que tem como foco o consumo consciente, “cozinhar ao menos parte da própria refeição pode certamente ajudar a evitar determinadas doenças crônicas, já que permite maior controle dos ingredientes que estão sendo usados e, assim, uma alimentação mais equilibrada em termos dos ingredientes nutricionais”.

Além de comer melhor, preparar o próprio alimento pode significar uma economia de gastos e uma maior interação com a família, seja no preparo das refeições ou quando ela é servida. Afinal, quem não se lembra de ter vivido uma boa história com a família reunida em torno de uma mesa? Comida, não temos dúvida, envolve afeto. E cozinhar o que se come também significa mais autonomia.

Para ajudar os iniciantes na tarefa, listamos abaixo sites e aplicativos que são uma verdadeira mão na roda, ou melhor, no fogão. A tecnologia evoluiu e hoje não temos apenas listas de receitas culinárias, mas soluções completas e dicas que facilitam demais a vida de um cozinheiro, seja novato ou mais experiente. Porque cozinhar, a gente sabe, começa bem antes de ir para a cozinha, mas na seleção e compra dos alimentos. Como verão abaixo, as soluções também ajudam nessa etapa. A alimentação no isolamento social pode ficar mais simples com essas dicas, tão simples que o hábito pode perdurar por toda a vida.

socorronacozinha.com.br

Começamos a lista por um blog essencial, como o próprio nome indica. Além de receitas práticas e dicas para não queimar a comida, conta com uma “Escola de Culinária”, que explica a função de cada utensílio, como escolher os ingredientes e conta um pouco da história da culinária.

tudogostoso.com.br

O site e app nacional possui milhares de receitas de diversos tipos, como doces, salgados, aves, peixes, tortas, sucos, lanches e pratos para ocasiões especiais. Entre as categorias você vai encontrar receitas rápidas, lights, vegetarianas e de micro-ondas. Muitas delas contam com explicações em vídeo. É possível ainda visualizar os comentários e notas dos usuários.

Larica Total

Inspirado no programa de TV homônimo, o aplicativo é de grande utilidade para iniciantes pois reúne receitas para diferentes bolsos e para a realidade da nossa cozinha: ele mostra pratos a partir de ingredientes que você tem na sua cozinha. Se você listar o que tem em casa, o app oferece as possibilidades de receitas relacionadas à busca.

PetitChef

Este é outro aplicativo gratuito que salva o almoço de quem está um pouco à deriva: são milhares de receitas que podem ser buscadas a partir dos ingredientes digitados, usando aquilo que está disponível na sua geladeira.

restodonte.com.br

Com o nome Restodontê já podemos imaginar o quanto esse site ajuda a realizar receitas práticas com aquilo que temos disponível em casa. É possível também filtrar receitas pelo tempo de preparo, o que ajuda muito em uma rotina corrida, e pela quantidade de ingredientes.

cheftime.com.br

O serviço de assinatura oferece uma solução mais completa: você escolhe as receitas disponíveis e a partir daí recebe uma caixa com os ingredientes na medida para fazer as refeições escolhidas, assim como o passo a passo para o preparo. A solução evita a ida aos mercados e proporciona um melhor aproveitamento dos alimentos, sem o desperdício clássico de quem não se planejou direito.

homechefs.com.br

A proposta é oferecer um planejamento semanal com cardápio completo adaptado à rotina de cada família. Ao assinar o serviço, uma lista de compras com todos os ingredientes é feita, organizada por seções do mercado, proporcionando mais agilidade na aquisição dos alimentos. Por fim são dispostas as receitas de maneira bem detalhada.

 

Fontes:

Instituto Akatu – “Cozinhar em casa contribui para boa saúde e integração da família”

Uol – “Masterchef do seu lar: Aplicativos dão uma mão para quem precisa cozinhar”

Huffpost – “Esses sites e apps mostram receitas a partir dos ingredientes que você já tem em casa”

Fonte da imagem: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/young-blonde-woman-cooking-kitchen-healthy-1120096310

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Ingresse seu nome

um × um =