Temperos saudáveis podem trazer benefícios à saúde

Os ingredientes usados para dar mais sabor às saladas também podem trazer benefícios à saúde

Molhos prontos adquiridos em mercados geralmente são ricos em sódio e gorduras que, em excesso, podem prejudicar o coração. O melhor é apostar em temperos naturais para dar um toque especial às saladas. Combinados, eles são muito mais saborosos e, ainda, oferecem diversos nutrientes. Confira os melhores!

Azeite

Repleto de ômega 3, o óleo extraído das azeitonas ajuda no controle do colesterol e da pressão arterial e preserva a memória.Também é rico em antioxidantes que previnem envelhecimento precoce e tumores. Prefira os do tipo extravirgem, que conservam melhor as propriedades. Para manter o peso, não ultrapasse o consumo de 2 colheres (sopa) diárias.

Pimenta

Moída na hora, a pimenta-do-reino enriquece saladas e outros pratos com sabor e nutrientes.”Contém piperina, alcalóide responsável pelo seu odor característico e que aumenta a absorção de outros nutrientes ingeridos na refeição. Estimula a ação de enzimas digestivas e o trânsito intestinal”, revela a nutróloga Tamara Mazaracki. Quem é fã de algo mais picante, pode acrescentar pimenta vermelha aos molhos, que oferece capsaicina, um antioxidante que dá a sensação de bem-estar.

Alho

A melhor forma de consumi-lo é cru, picado ou amassado, para ganhar os antioxidantes, em especial a alicina, que protege as artérias e tem propriedade anticancerígena. “O alho também contém arginina, que fortalece o sistema imunológico”, acrescenta a nutricionista Fátima Domingues.

Gergelim

Por ter sabor marcante, pode substituir o sal ou reduzir sua quantidade, mantendo a pressão arterial sob controle. “É rico em fibras, vitaminas do complexo B e proteínas”, informa a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Iogurte natural

Rende molhos cremosos e é uma opção mais saudável que o creme de leite. A versão desnatada contém menor quantidade de gorduras e é igualmente rica em cálcio, mineral que previne a osteoporose e o acúmulo de gordura abdominal. Combine o iogurte com um pouco de mostarda e sal, ou com ervas de sua preferência (salsinha, orégano, tomilho, etc.).

Fonte: Cozinha Prática Emagreça com Saúde – Vol. 3 – Pág. 10

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Ingresse seu nome

oito + 17 =