Uma simples mudança de hábitos pode fazer maravilhas na luta contra a balança

Dieta e atividade física influenciam profundamente nos hábitos de quem quer emagrecer. Mas o que poucos sabem é que um simples costume durante as refeições pode dificultar a tão sonhada perda de peso. O simples ato de mastigar, se for malfeito, pode comprometer qualquer dieta. Isso porque “quando comemos rápido, comemos mais. E aí é possível engordar com facilidade”, explica a nutricionista Waldinez Stanula Nogueira, de Curitiba (PR).

Ocorre que, quando mastigamos pouco, não trituramos o suficiente o alimento para que se inicie a digestão. “A saliva é produzida insuficientemente, provocando uma inadequada digestão e absorção de nutrientes. O alimento irá permanecer mais tempo no estômago e isso prejudica a liberação de hormônios de saciedade, desregulando o apetite”, descreve a nutricionista. Como resultado, isso acaba gerando a sensação de fome. Quando o estômago esvaziar, a vontade de comer voltará a qualquer momento, interferindo nos horários das refeições. E, com a fome desregulada, não há dieta que resista, não é mesmo?

Do jeito certo

O tempo de uma refeição adequada deve ser de, pelo menos, 20 minutos. A nutricionista dá a dica para quem tem dificuldades em mastigar devagar. “A primeira coisa é se organizar, pois não adianta querer mastigar corretamente quando se tem apenas dez minutos para almoçar, por exemplo. A dica é repousar os talheres a cada porção colocada na boca, pois, se permanecer com os talheres nas mãos, tem-se o instinto de consumir uma nova porção de alimento”, descreve a profIssional.

Líquidos com a comida

E quando dá aquela vontade de tomar alguma coisa logo na terceira garfada? Esse hábito errado também é muito comm e deve ser evitado. “Não se deve ingerir mais do que meio copo de líquido junto com a comida, porque essa atitude dilui o suco gástrico e a digestão se torna mais lenta, impedindo a liberação dos hormônios de saciedade. Isso sem contar que o alimento é empurrado pelo líquido e se mastiga ainda menos”, alerta a nutricionista. O ideal é deixar para ingerir líquidos 20 minutos antes e 40 minutos depois de cada refeição.

Fonte: Cozinha Prática Emagreça com Saúde – Vol. 3 – Pág. 4

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Ingresse seu nome

dois + catorze =