Light, desnatado… Todos têm muitos benefícios, cabe a você escolher o mais saboroso

Os iogurtes são uma importante fonte de proteína, cálcio e micro-organismos do bem. “Esses três aspectos transformam o iogurte em um produto aliado da saúde, podendo ser utilizado nos tratamentos de prisão de ventre, para emagrecimento, redução de gordura abdominal, redução do risco de alguns tipos de câncer e tratamento da celulite”, ressalta a nutricionista Helouse Odebrecht.

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Consumir derivados de leite é fundamental para uma alimentação equilibrada, e o iogurte pode ser uma deliciosa opção.

“A recomendação do consumo de leite e derivados é de três porções por dia. Uma porção corresponde a uma xícara de leite ou um pote de iogurte ou duas fatias de queijo”, orienta a nutricionista.

Escolha o seu

Coalhada

Rica em vitamina B, contém mais proteína e é mais facilmente digerida do que o iogurte natural.

Com leite de cabra

Consistente e cremoso, tem baixos níveis de açúcar e pode conter até 30% menos gordura em relação ao natural.

Com leite de ovelha

Com menos sódio, é fonte de potássio, manganês, sódio, cobre, zinco e fósforo. É também mais rico em vitaminas A, C, D, E e complexo B.

Desnatado

Com baixo teor de gordura e calorias, é ótima opção para quem tem colesterol alto.

Diet

Com menor quantidade de açúcar e calorias, a versão diet pode ser incluída facilmente no cardápio.

Light

Pode ser feito com leite desnatado ou semidesnatado, o que proporciona 25% menos calorias e gorduras.

Natural

Consistente, firme e com um leve azedinho no gosto, não possui corantes e conservantes.

Probiótico

Além das responsáveis pela fermentação, é acrescido de outras bactérias, afim de proporcionar um melhor equilíbrio para a flora intestinal.

Sem lactose

É a opção de iogurte para quem é intolerante à lactose, que é quebrada no processo de fermentação.

Sem prisão de ventre

Um cardápio rico em fibras e proteínas regula o intestino, reduz o colesterol, controla o açúcar no sangue, garante a saciedade e deixa você em forma. Siga a sugestão feita pela nutricionista Helouse Odebrecht.

Cardápio regula o intestino

Café da manhã

1 copo de suco de abacaxi com gengibre e hortelã • 1 fatia de pão integral com cottage • 1 pote de iogurte desnatado com 1 colher de sobremesa de chia

Lanche da manhã

1 maçã • 5 amêndoas cruas

Almoço

Salada de folhas verdes, grão de bico e cenoura ralada, temperada com molho de iogurte desnatado com manjericão, azeite de oliva e azeitona • 1 filé de tilápia grelhado com curry • 1 unidade pequena de batata-doce cozida • Brócolis no vapor

Lanche da tarde

Sorvete de manga: bata no liquidificador 3/4 de xícara (chá) de manga congelada e 1 pote de iogurte desnatado, disponha em uma taça. Salpique coco ralado e sirva.

Jantar

Creme verde de legumes (chuchu, espinafre e abobrinha) com frango regado com fio de azeite de oliva e folhas de rúcula cruas.

Fonte: Cozinha Prática Emagreça com Saúde 2 – Vol. 4 – Pág. 22

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