Conheça as armadilhas que podem prejudicar o valor calórico desse prato

Nada como uma bela salada para iniciar a refeição! Há quem prefira investir num bom e completo prato verde como menú principal. Mas será que você está sabendo escolher os ingredientes que compõem sua salada? Tantos os alimentos quanto os temperos merecem atenção especial na dieta, pois podem, sim, prejudicar a perda de peso.

De olho nos vilões

Em restaurantes, opte sempre por saladas e carnes separadas. Se quiser um acompanhamento, peça um grelhado, de preferência frango ou peixe. Ainda diga ao garçom que quer o molho à parte e sirva-se de uma quantidade mínima. Se tiver opções, escolha sempre os molhos magros, como vinagrete, ou tempere só com limão e azeite extravirgem. Evite croutons, torradas, molhos cremosose à base de queijo, que são mais calóricos.

“Temperos prontos contêm muito sódio, o que contribui para a retenção hídrica e o inchaço. Mesmo a versão light pode ser enganosa. O ideal é preparar você mesma o molho de salada, com ingredientes mais saudáveis, livres de corantes e conservantes”, recomenda a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro (RJ). Invista também nos queijos brancos e em iogurtes. “Sua consistência  cremosa é perfeita para o preparo de molhos diversos, substituindo ingredientes mais calóricos e conferindo um sabor diferenciado às saladas”, comenta.

Verduras e legumes

Fontes de nutrientes, as verduras e os legumes devem ser incorpo¬rados diariamente nas refeições. As hortaliças contribuem para a melhora da função intestinal e aju¬dam o corpo a eliminar toxinas. Além disso, são saborosas e contêm poucas calorias, portanto, valiosas aliadas em qualquer dieta. Devem ser consumidas de uma a duas vezes por dia. “Como sugestão, pode-se alternar a salada crua do almoço com legumes cozidos no vapor no jantar ou vice-versa”, indica Tamara. E quanto mais natural forem os temperos, melhor! Boas opções são: azeite extravirgem, limão ou vinagre balsâmico, sal ou molho shoyu, mostarda, iogurte desnatado, orégano, salsinha, alho desidratado, alecrim, pimenta e gergelim torrado.

Fonte: Cozinha Prática Emagreça com Saúde 2 – Vol. 5 – Pág. 22

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Ingresse seu nome

quatro × cinco =