Ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são atitudes básicas para quem quer emagrecer. Mas existem alguns alimentos que, quando consumidos de forma correta, auxiliam na perda de peso. É o caso de frutas, legumes, ervas e até leite que, combinados ou não, aumentam o gasto de calorias, melhoram a digestão e combatem a retenção de líquidos. Afinal, prisão de ventre e inchaços são problemas que fazem o ponteiro da balança subir.

A forma mais prática de incluir esses ingredientes na dieta é na forma de bebidas. Além de ingerir os nutrientes responsáveis por enxugar as gordurinhas, você hidrata o corpo, o que é importante para eliminar os inchaços. “Os chás têm ação diurética e ajudam no processo de desintoxicação”, afirma a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.

Dá para aproveitar os benefícios da ameixa e da berinjela em uma água poderosa. E, para quem quer mais sabor, até os shakes feitos com frutas, leite ou iogurte ajudam a saciar a fome e afinar a silhueta. Alguns cereais, como a linhaça, contribuem para reduzir a absorção de gordura e açúcar durante a digestão, potencializando o efeito. Escolha a sua receita e varie durante a semana!

Emagreça sem erros

Quem está em busca de um corpo mais magro precisa seguir algumas recomendações básicas. Consultar profissionais da saúde para começar uma dieta que supra as necessidades individuais e praticar atividades físicas é fundamental. Fique atento às dicas:

  • Não pule refeições. Ficar sem comer por um longo período faz com que o corpo economize calorias, acumulando as gordurinhas.
  • Controle o sal. “O sódio contribui para a retenção hídrica e o consequente inchaço, além de ter relação direta com o aumento da pressão arterial”, explica Tamara.
  • Movimente-se! Caminhar, nadar, pedalar, dançar… Qualquer atividade vale para gastar as calorias adquiridas durante o dia.
  • Coma mais fibras. “Elas controlam o apetite, melhoram a função intestinal e reduzem a absorção de carboidratos e gorduras”, afirma a nutróloga. As fibras estão presentes em legumes, verduras, frutas, grãos e cereais integrais.
  • Planeje suas refeições. “É importante dedicar um tempo pensando no que você deve ter em casa. Procure deixar legumes e verduras lavadas, prontas para o consumo, em recipientes na geladeira, pois isso facilita na hora da pressa e da preguiça. Encher a casa de guloseimas só vai testar a sua força de vontade a um limite extremo”, recomenda a especialista.

Fonte: Cozinha Prática Emagreça com Saúde – Vol. 2 – Pág. 4

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Ingresse seu nome